[google4ef896410eb5a6b5.html] [google4ef896410eb5a6b5.html] Como levar seus medicamentos em uma viagem internacional

PORTO ALEGRE / RS

Rua Silva Jardim, 408

Mont Serrat

Porto Alegre - RS

90450-070

 

+55 51 3061 4004

CAMPINAS / SP

Av. Sen. Antônio Lacerda Franco, 735
Jardim do Lago
Campinas – SP
13050-030

 

+55 19 3045 8500

  • Imunosul Vacinas Humanas
  • Imunosul Vacinas Humanas

Como levar seus medicamentos em uma viagem internacional

February 1, 2019

Uma das coisas mais importantes que precisa estar na mala de um viajante é a famosa caixinha de primeiros socorros, não é mesmo!?

 

No entanto, para quem está prestes a fazer uma viagem para o exterior, uma das maiores preocupações é saber se pode levar determinados medicamentos na mala e, até mesmo, como guardá-los.

 

Por isso, preparamos este artigo especialmente para que você possa curtir suas férias fora do país sem preocupação! Confira algumas dicas:

 

  1. Fique atento! A entrada de medicamentos em outros países pode sofrer fiscalização sanitária!

Cada país estabelece seus requisitos próprios com relação à entrada de pessoas com medicamentos na mala. Os requisito podem incluir até questões diplomáticas. Por exemplo, pode ser proibida a entrada de tipos de medicamentos que sejam fabricados em países com relações diplomáticas conturbadas. Por isso, é importante se atentar para as regras de fiscalização de cada país para onde se vai viajar.

 

     2. Medicamentos contínuos para doenças crônicas devem ser transportados junto ao receituário médico em vôos internacionais.

 

O receituário médico assinado por profissional habilitado é o documento que atesta a necessidade do uso do medicamento durante a viagem, inclusive durante o vôo.

 

      3. Confira os cuidados que devem ser tomados ao levar medicamentos em viagens internacionais:

 

Além dos requisitos exigidos pela Anvisa, o viajante deve atender aos requerimentos gerais de transporte aéreo: medicamentos líquidos sem prescrição médica devem ter embalagem com capacidade máxima de 100 mL - incluindo xaropes e sprays, cremes, géis e pomadas. Recomenda-se, também, levar a prescrição médica para as embalagens de medicamentos pressurizadas, tais como os dispositivos inalatórios, comumente usados para o tratamento de asma.

Caso seja necessário transportar itens proibidos, como cilindros de oxigênio - importante para a manutenção da saúde do viajante -, é preciso fazer um comunicado à empresa aérea com antecedência para conhecer os procedimentos necessários.

 

   4. Existem algumas recomendações para o transporte de medicamentos que precisem de refrigeração:

 

Os acondicionamentos de medicamentos, geralmente, enquadram-se em 3 situações: em temperatura ambiente (15°C a 30°C), sob refrigeração (2°C a 8°C) e abaixo de determinada temperatura (inclusive congelados).

Para que os medicamentos sejam acondicionados sob refrigeração ou congelados, o viajante deve consultar a empresa aérea quanto à possibilidade de acondicionar o medicamento nas condições necessárias, tendo em vista que o transporte de gelo em bagagem acompanhada costuma ser vedado.

É comum que as empresas aéreas, quando avisadas previamente, disponibilizem espaço em compartimentos sob as condições de temperatura necessárias.

 

     5. Caso você não tenha a prescrição médica dos medicamentos a serem transportados, fique atento às regras e cuidados especiais que devem ser tomados.

 

Na fiscalização executada pela Anvisa, os medicamentos isentos de prescrição médica podem ser transportados, no entanto, destacamos que medicamentos isentos de prescrição no Brasil podem ter diferentes restrições em outros países, a exemplo da dipirona sódica. Por isso, é sempre importante verificar as regras de fiscalização do país que deseja visitar.

Cumprindo essas recomendações, é só arrumar as malas e curtir muito a viagem!

 

Fontes:

 

  1. Ministério da Saúde. Consultado em 23 de Janeiro. Disponível em http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53687-como-levar-seus-remedios-em-uma-viagem-internacional 

    2. Anvisa. Consultado em 23 de Janeiro. Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/regras-de-bagagem 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

O sucesso da campanha de vacinação da sua empresa depende diretamente do engajamento dos colaboradores.

March 16, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo