Grupos prioritários na vacinação contra a gripe

February 12, 2019

 

Vacina da gripe

 

A vacina contra a gripe é segura e é a prevenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença.

 

O recomendado é que a imunização ocorra antes do início do inverno, que começa em junho, pois o organismo leva, em média, de duas a quatro semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a doença após a vacinação. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.

 

Para estimular a população a se prevenir contra a doença, é realizada uma campanha de vacinação que ocorre somente em um período específico. Por isso, todos os anos o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Vacinação.

 

Neste período, é ofertada a vacina para grupos prioritários de forma gratuita em 65 mil salas de vacinação em todo o país.

 

Grupos prioritários

 

Os grupos prioritários a serem vacinados de acordo com recomendações do Ministério da Saúde são formados por públicos mais suscetíveis a desenvolver a forma grave da doença, tais como:

 

● Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

● Gestantes;

● Puérperas (até 45 dias após o parto);

● Trabalhadores de saúde;

● Povos indígenas;

● Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

● População privada de liberdade;

● Funcionários do sistema prisional;

● Professores da rede pública e privada;

● Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis;

● Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

 

Para esse público, o governo oferta a vacina influenza trivalente, que protege contra as 3 principais cepas dos vírus causadores da doença. Caso você não faça parte desses grupos, é possível vacinar-se contra a gripe em clínicas particulares, que ofertam a vacina tetravalente, que imuniza contra quatro cepas do vírus, oferecendo maior proteção.

 

Fontes:

 

1. Ministério da Saúde. Consultado em 16 de Janeiro de 2019. Disponível em http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

A Revolta da Vacina

February 7, 2020

1/3
Please reload

Posts Recentes

February 7, 2020

Please reload

Arquivo