[google4ef896410eb5a6b5.html] [google4ef896410eb5a6b5.html] Saiba como se prevenir contra a Doença Pneumocócica

PORTO ALEGRE / RS

Rua Silva Jardim, 408

Mont Serrat

Porto Alegre - RS

90450-070

 

+55 51 3061 4004

CAMPINAS / SP

Av. Sen. Antônio Lacerda Franco, 735
Jardim do Lago
Campinas – SP
13050-030

 

+55 19 3045 8500

  • Imunosul Vacinas Humanas
  • Imunosul Vacinas Humanas

Saiba como se prevenir contra a Doença Pneumocócica

March 16, 2019

 

 

A doença pneumocócica é responsável por infecções nos pulmões e ouvidos, por meningite e infecções do sangue (bacteremia e sepsis). Ela é mais comum no inverno e, frequentemente, se associa à gripe, agravando o quadro. Essa doença é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae) e é a causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos.

 

Doença Pneumocócica Invasiva

 

Muitas vezes ouvimos falar de “doença pneumocócica invasiva”. Isso quer dizer que a bactéria invadiu partes do corpo geralmente livres de microrganismos, como a corrente sanguínea (bacteremia) e, também, os tecidos e fluidos que rodeiam o cérebro e medula espinhal - meningite. Quando isso ocorre, geralmente pode ocasionar complicações graves, provocando hospitalização e até a morte.

 

Fatores de Risco

 

Qualquer pessoa pode ser contagiada pela doença pneumocócica, porém os principais fatores de risco são a idade e certas condições clínicas. Crianças menores de 5 anos (mais ainda as menores de 2 anos), idosos e pessoas com doenças como Aids, anemia falciforme, diabetes, asplenia (por retirada cirúrgica do baço ou por doenças que afetam o funcionamento desse órgão) ou com doença do coração ou do pulmão, são muito mais propensas a adoecerem de forma grave e até fatal.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é responsável por 15% de todas as mortes de crianças nessa faixa etária em todo o mundo. É também a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível por vacinas. Entre adultos a partir dos 50 anos e, principalmente a partir dos 60 anos de idade, a pneumonia pneumocócica também é uma das principais causas de internação e morte.

 

Transmissão e Prevenção

 

A transmissão da doença ocorre por meio de gotículas de saliva ou secreções. É importante lembrar que ambientes fechados ou com aglomeração de pessoas facilitam a disseminação da bactéria.

 

A forma mais segura e eficiente de prevenir a doença é a vacinação. Existem três vacinas com indicações e esquema de doses bem precisos, sendo elas a Vacina pneumocócica conjugada 13-valente – VPC13, a Vacina pneumocócica conjugada 10-valente – VPC10 e a Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23. Elas são indicadas para crianças com até 5 anos e adultos com idade a partir de 60 anos.

 

A Vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 10 sorotipos de pneumococos. Já a Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos. E a Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23 previne contra doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.

 

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13. Já para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. E para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Além disso, a VPP23 também é indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições) e para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina.

 

Fontes:

 

  1. Sbim. Consultado em 07 de Março de 2019. Disponível em https://familia.sbim.org.br/doencas/89-doenca-pneumococica-dp

  2. Sbim. Consultado em 07 de Março de 2019. Disponível em https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/76-vacinas-pneumococicas-conjugadas

  3. Sbim. Consultado em 07 de Março de 2019. Disponível em https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/77-vacina-pneumococica-polissacaridica-23-valente-vpp23

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

O sucesso da campanha de vacinação da sua empresa depende diretamente do engajamento dos colaboradores.

March 16, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo