Você sabe a diferença entre sarampo e catapora?

May 7, 2019

Famosas por serem suscetíveis de serem transmitidas durante a infância, sarampo e catapora diversas vezes são confundidas. Apesar disso, são patologias diferentes, mas ambas precisam de cuidados.

 

Sintomas

 

O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, acima de 38,5°C, surgem manchas na pele erupção macular, tosse, coriza, conjuntivite e pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal. Já com a catapora, aparecem manchinhas vermelhas por todo o corpo, coçam e evoluem para bolhas, podendo aparecer até na boca e região genital.  

 

Transmissão

 

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A catapora, acontece pelo contato com a saliva ou secreções respiratórias, lesões de pele e mucosas e objetos contaminados.

 

 

Como se prevenir?

 

A vacinação é a única maneira de se prevenir dessas doenças.

 

O esquema vacinal indicado para o sarampo:

 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) indica para vacinação infantil, a primeira dose desta vacina é aplicada aos 12 meses de idade e aos 15 meses, (quando é utilizada a vacina combinada à vacina varicela - tetra viral: SCR-V).

 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda como rotina duas doses, uma aos 12 meses e a segunda quando a criança tiver entre 1 ano e 3 meses e 2 anos de idade, junto com a vacina varicela, podendo ser usadas as vacinas separadas (SCR e varicela) ou combinada (tetra viral: SCR-V).

 

Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados: duas doses com intervalo de um a dois meses.

 

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber novamente.

 

O esquema de vacinação da catapora (varicela) é:

 

A SBIm recomenda duas doses, a primeira a partir aos 12 meses e a seguinte entre 15 e 24 meses de idade.

 

Para crianças mais velhas, adolescentes e adultos suscetíveis são indicadas duas doses com intervalo de um a dois meses.

 

Excepcionalmente, em situações de surto, pode ser aplicada em bebês a partir dos 9 meses, essa dose aplicada antes de 12 meses será desconsiderada no futuro e a criança deverá tomar as duas doses de rotina, conforme já descrito aqui.

 

Fonte:

  1. Família SBIM. Consultado em 06 de maio de 2019. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-varicela-catapora

  2. Família SBIM. Consultado em 06 de maio de 2019. Disponível em: https://familia.sbim.org.br/doencas/catapora-varicela

  3. Ministério da Saúde. Consultado em 06 de maio de 2019. Disponível em:   http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

A Revolta da Vacina

February 7, 2020

1/3
Please reload

Posts Recentes

February 7, 2020

Please reload

Arquivo