Empowerment: o colaborador em destaque no setor empresarial

May 31, 2019

 

Acreditando no empoderamento organizacional como uma nova oportunidade de reforçar a atuação dos colaboradores na empresa, em junho de 2018, iniciou a construção de ações de empowerment, que visa valorar a sensação de pertencer e de participação dentro da organização. Segundo Chiavenato (2004), o empowerment oportuniza às pessoas participar ativamente da organização, além de propiciar liberdade, poder e conhecimento para tomar decisões.

 

Cada programa da Imunosul é estrategicamente pensando, elaborado e implementado para oportunizar aos seus colaboradores maior satisfação em fazer parte da equipe Imunosul.

Segundo Carvalho et al. (2013 apud Bortolozo e Santana, 2011):

 

Nesse sentido, uma organização que se preocupa e tem ações voltadas à qualidade de vida de seus funcionários passará confiança aos mesmos, pois são organizações que se preocupam com o bem-estar, satisfação, segurança, saúde e a motivação de seus funcionários.

 

Entendendo existir a necessidade de desenvolver maior autonomia nos colaboradores, foi lançada a proposta de empoderamento organizacional, que possibilita tornar os colaboradores mais confiantes quanto à sua atuação na empresa, proporcionando que as ideias e sugestões sejam revertidas em oportunidades de melhorias individuais e coletivas.

 

 

 

Nesse primeiro ciclo do programa, tivemos um total de 28 participações, sendo 17 projetos aprovados, 8 reprovados e 3 indicados para análise.

 

Análise de Aprovação no Desafio-Chave, ciclo 2018

 

Dos projetos aprovados, já conseguimos oportunizar que fossem implementados 10, sendo eles:

 

 

 

Projetos que são acessados por todos os colaboradores:

 

Caroline: Projeto “Summer Friday” (implementados de dezembro de 2018 até o final de fevereiro de 2019);

Marilene: Projeto de reaproveitamento dos sacos plásticos em que recebemos os isopores. Passou a ser usado para lixo seco;

Juliana: Projeto “Traga sua Xícara”, utilização das xícaras em vez dos copos térmicos utilizados no café da manhã;

Felipe: Projeto de divulgação de eventos no Comunicado Semanal – foi inserida a sugestão de agendas culturais no comunicado enviado toda segunda-feira.

 

Projetos de melhorias para área de Logística, mas que não é extensivo a todas as áreas da empresa:

 

Tharsius: Projeto de padronização na descrição dos produtos;

Ariel: Projeto “Análise Financeira” (incluir o filtro informando que o pedido está em análise financeira no relatório de pedidos);

Leonardo: Projeto de envio por e-mail dos pedidos que foram cancelados.

 

Projetos de melhorias para área Comercial – projetos que foram unificados visando a um bem comum no setor:

 

Comercial Interno: As colegas do Comercial Interno propuseram melhorias quanto aos processos, padronização e otimização cadastral das empresas. Foram sugestões trazidas pela Cida, Camila Schumacher, Madeleine. Os três projetos foram integrados e implementados a partir de uma fusão de ideias.

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