[google4ef896410eb5a6b5.html] [google4ef896410eb5a6b5.html] Câncer de mama: o que é?

PORTO ALEGRE / RS

Rua Silva Jardim, 408

Mont Serrat

Porto Alegre - RS

90450-070

 

+55 51 3061 4004

CAMPINAS / SP

Av. Sen. Antônio Lacerda Franco, 735
Jardim do Lago
Campinas – SP
13050-030

 

+55 19 3045 8500

  • Imunosul Vacinas Humanas
  • Imunosul Vacinas Humanas

Câncer de Mama: o que é?

October 9, 2018

 

 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
 

Segundo o INCA, o número de casos em mulheres abaixo dos 40 anos dobrou nos últimos 30 anos. Este acontecimento se deve ao fato de uma melhoria e melhor abrangência e acessibilidade dos métodos de diagnóstico do câncer de mama, mas principalmente à mudança dos hábitos de vida das mulheres.

 

Os quatro pilares que justificam esse aumento na incidência do câncer de mama em mulheres cada vez mais jovens são: obesidade, sedentarismo, dieta pouco saudável e consumo crescente de bebidas alcoólicas. Além disso, as mulheres têm cada vez menos filhos, e em idade acima dos 30 anos, o que aumenta sua exposição ao estrogênio produzido pelos ovários.
 

Com isso, na década de 90 nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, com objetivo de conscientizar a população com relação ao Câncer de Mama e estimular a prevenção. Desde então, esta data é celebrada anualmente, cercada de campanhas que compartilham informações sobre a doença e, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento.

 

 

Sobre a doença

 

 

 

O câncer de mama é uma doença originada da multiplicação de células anormais no seio. O processo ocorre quando glândulas, formadas por lobos, se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. Essas células tendem a ser muito agressivas, determinando a formação de tumores malignos.

 

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo alguns com desenvolvimento rápido e outros, mais lentos. Da mesma forma, alguns são mais conhecidos enquanto outros, mais raros. Em alguns casos, um tumor na mama pode ser a combinação de diversos tipos ou a mistura de um câncer in sito e invasivo.

 

Dentre os tipos mais comuns de câncer de mama estão:

  • Carcinoma Intraductal - este, é considerado pré-invasivo e tem alta chance de cura;

  • Carcinoma Invasivo - este é o mais comum entre os tipos de câncer de mama e se inicia em um ducto mamário;

  • Carcinoma Lobular Invasivo - este é um dos mais difíceis de ser diagnosticado na mamografia;

Por outro lado, dentre os tipos mais raros de câncer, estão

  • Câncer de Mama Inflamatório - um tipo raro que representa cerca de 1 a 3% dos cânceres de mama.

  • Doença de Paget - este começa nos ductos mamários e se dissemina para a pele do mamilo e para a aréola. O tipo representa cerca de 1% dos casos de câncer de mama.

  • Tumor Filodes - este é um tipo de tumor muito raro, que se desenvolve no estroma da mama, em contraste com os carcinomas, que se desenvolvem nos ductos ou lobos.

  • Angiosarcoma - este tipo começa nas células que revestem os vasos sanguíneos ou vasos linfáticos e raramente ocorre na mama.

A doença é relativamente rara antes dos 40 anos, porém, acima desta idade a probabilidade de sua formação aumenta. Apesar disso, é importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno; a maioria dos nódulos são detectados na mama quando ainda estão no estagio inicial, portanto, benigno, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

 

 

Linfonodo

 

Fonte: www.cancer.gov

 

 

Os linfonodos são gânglios que podem surgir no organismo mesmo que os exames não demonstrem alterações na mama. É importante lembrar que estes gânglios não são nódulos mas sua retirada do organismo é importante. Para a retirada, é feita uma punção com agulha fina, grossa ou até mesmo excisão cirúrgica do gânglio.

 

 

Fontes

 

  1. Mulher Consciente. Consultado em 03 de Outubro de 2018. Disponível em https://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/sobre-o-cancer/

  2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Consultado em 03 de Outubro de 2018. Disponível em http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/cancer-mama.asp

  3. SEGS. Consultado em 5 de Outubro de 2018. Disponível em https://www.segs.com.br/saude/32932-cancer-de-mama-novidades-na-epidemiologia-e-fatores-de-risco

  4. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Consultado em 05 de Outubro de 2018. Disponível em http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

O sucesso da campanha de vacinação da sua empresa depende diretamente do engajamento dos colaboradores.

March 16, 2018

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo